eXTReMe Tracker

segunda-feira, setembro 27, 2010

Nem assim....

Com o apoio dos adeptos, eles vão lá.
O João Vieira Pinto disse tudo hoje na crónica do Jogo. Tem a palavra (naquilo que interessa):

1 Sporting sem maturidade
O jogo de ontem pôs a nu aquele que é o maior problema deste Sporting: a falta de maturidade. Frente ao Nacional, o Sporting fez tudo para ganhar e merecia ter ganhado, pois foi melhor em quase tudo - teve mais iniciativa, uma boa dinâmica e oportunidades de golo, mas ao mesmo tempo cometeu ingenuidades que deitam tudo a perder. Com todo o respeito pelos seus jogadores, a verdade é que o plantel do Sporting não se compara ao do FC Porto, do Benfica e quiçá do Braga. Falta-lhe maturidade para lutar pelo título, sobretudo quando temos, no nosso campeonato, equipas a jogar bom futebol, com plantéis equilibrados, boas soluções e mais competitivas.
2 As grandes equipas reagem aos golos sofridos
Outra característica que define as boas equipas e que falta a este Sporting é a capacidade para reagir aos golos sofridos. Não reagiu ao golo do empate e ainda tinha muito tempo pela frente para o fazer, pois faltavam mais de dez minutos para jogar. Veja-se, a título de comparação, o que aconteceu ao FC Porto com o Braga, quando esteve a perder duas vezes e deu a volta, acabando por vencer por 3-2! É a tal mentalidade ganhadora que o Sporting não tem. Ontem, depois do empate, vi jogadores a afastarem-se da bola, com medo de a ter nos pés, algo que até aí não sucedera…
7 Tolerância zero
Este resultado vai pesar bastante. O Sporting vinha de uma derrota com o Benfica e ontem viu-se ultrapassado precisamente pelos encarnados, estando já a dez pontos do líder do campeonato. Corre o sério risco - se é que isso ainda não sucedeu - de ver repetir-se o ano passado, quando ficou afastado desde muito cedo da luta pelo título. E, num clube como o Sporting, ninguém vai tolerar isso dois anos seguidos. Os jogadores passarão a actuar sobre brasas e pode dar-se um efeito "bola de neve". A margem de manobra vai esgotar-se, até para o presidente, e vai dificultar a tarefa do treinador, que não me parece o principal culpado, porque, repito, o plantel não é tão bom como o dos principais adversários.

Sem comentários: