eXTReMe Tracker

quinta-feira, junho 02, 2011

Comércio do Porto

Leio que foi neste dia, no ano de 1854, que foi fundado o jornal "Comércio do Porto", extinto em 2005.

Devo ao "Comércio do Porto" e ao jornal "A´Bola" o início da minha paixão pela escrita jornalística, dados os artigos cativantes que traziam as suas edições, fazendo com que me deliciasse a folhear as suas páginas, passando a vista em cima pelos artigos que traziam.

Gostava muito do "Comércio do Porto" e foi com pena que acompanhei a sua perda de fulgor, começando a ser ultrapassado por outras publicações, em particular o "Jornal de Notícias", que a certa altura começou a ser o periódico lá de casa.

Deixei assim de ler o "Comércio", embora torcesse pela sua recuperação. Mas como a crise económica é madrasta para jornais em grandes dificuldades, o "Comércio" sucumbiu, para não mais voltar. Assim como o "Salgueiros", outra instituição nortenha de relevo.

No entanto, o "Comércio" deixou a sua marca, e hoje que se assinala o seu nascimento, não queria deixar aqui de prestar a minha homenagem a esta publicação que tanto contribuiu para o meu enriquecimento de vocabulário e paixão pela língua materna, que embora complexa, não deixa de ser bonita.

Sem comentários: