eXTReMe Tracker

quarta-feira, junho 29, 2011

A falta de um bom jornal

Postava há uns anos atrás o lamento pessoal pela falta de um Jornal, em Esposende, de qualidade.

Um Jornal que se distinguisse pela diversidade de conteúdos, opinião, paginação, e levasse os esposendenses na generalidade a fazê-lo hábito da sua leitura, como acontece com os diários nacionais ou algumas revistas.

Fazer jornalismo local nos tempos de hoje não é barato, e muitas publicações acabam por fechar, e outras acabam por perder em qualidade e quantidade dada essa condicionante.

Mas, de vez em quando, há quem arrisque ir mais além, puxando da criatividade e oferecendo novos projectos.

Foi o que se passou com o Jornal de Esposende, que embalado pela Esposende Tv, surgiu com novo figurino, sendo um agradável quinzenário que acompanhava com pormenor o que se ia passando pelo concelho, tendo uma secção de entrevistas bem interessantes.

Mas o fim da Esposende Tv ditou novo fim do Jornal de Esposende, e o Concelho voltou a ficar mais pobre.

Houve alguém que tentou lançar uma nova publicação "Notícias de Esposende", mas só lhe conheci 2 números até à data. Não sei se esse projecto morreu à nascença.

Sou do tempo em que o Jornal de Esposende tinha uma secção feita pelos alunos da Escola EB 2 e 3 António Correia de Oliveira, em que o Farol de Esposende tinha uma boa secção desportiva, mas tudo isso e muito mais foi-se perdendo pelo tempo.

Boas apostas que merecem ser recuperadas.

Afinal de contas, um jornal é um meio de aproximar a terra ao seu habitante, pelas notícias que conta, e pelas pessoas e locais que lhes dão a conhecer.

3 comentários:

Manuel Pereira disse...

Caro Francisco, não poderia estar mais de acordo... Falta a Esposende um meio de informação sustentado e com qualidade, o que demonstraria uma boa vitalidade por parte da comunidade!
Lembro-me de quando se falava da hipótese de um jornal diário para Esposende,onde vão esses tempos?

Carlos Alberto disse...

Carissimo FM e Manuel Pereira.
Visto V/ Ex.as estarem mal informados e demonstrando uns bons falantes em termos de comunicação social, que por ventura até poderão nem saber o que isso significa, e nem serem simples leitores da comunicação social em Esposende, desabafam nos blogs aquilo que vos vem na mente sem ter o minimo de informação e formação.
Informo que o Jornal "Noticias de Esposende" está já na sua 6a Edição e pela voz do povo é o jornal mais lido em esposende e com maior tiragem que esgota logo na primeira semana! Eu sei porque tenho um quiosque e este jornal tem muita procura! Lamento desde já a Vossa ignorância e falta de informação!! Em relação ao Jornal de Esposende informo que o mesmo não acabou, simplesmente se encontra com a edição suspensa por opção dos proprietários. Para terminar, lamentamos que pessoas tão mal informadas digam que esposende tenha noticias para um jornal diário, para quinzenal e sabe Deus!! Os jornais não são nenhum boletim paroquial, que, esse sim, tem informação semanal do tamanho A4.

Francisco Melo disse...

Caro Carlos Alberto,
Agradeço o seu email e contributo para este debate, apesar da linguagem agreste que certamente advirá de uma leitura desatenta aos comentários feitos, uma vez que em momento algum se criticou a comunicação social esposendense existente. Senão vejamos:
"Notícias de Esposende" - é um projecto recente, saíram 2 edições, a partir daí não mais consegui aceder a uma edição do jornal. Se tal se deve à enorme procura óptimo. Outra razão poderá ser a falta de circulação em quiosques suficientes ou número de tiragem reduzido. Enfim, fica o benefício da dúvida.
Jornal de Esposende - não sei se acabou ou não. O que sei é que no espaço de 4 anos o Jornal conhece novo interregno, que já assume alguma duração, o que não abona em seu favor. Tenho pena desta instabilidade do JE, até porque por diversas vezes elogiei neste espaço o conteúdo das suas edições, bem tratadas e cuidadas.
Quanto à periodicidade dos jornais locais, pessoalmente acho que um jornal diário não se justifica, por não haver certamente notícias locais diárias em número suficiente, mas sobretudo pelo custo que tal acarrateria aos seus proprietários, dadas as conhecidas dificuldades dos jornais locais. No entanto, não me choca que alguém em tempos se tenha lembrado disso, como aqui referiu o Manuel.
Quanto a um jornal quinzenal, a experiência do Jornal de Esposende mostra que há espaço e conteúdos para ter uma publicação dessa periodicidade.
Dito isto, devolvo os epítetos de ignorância e pessoas muito mal informadas ao seu autor, pedindo que da próxima vez tenha mais atenção e rigor na interpretação do que lê.