eXTReMe Tracker

quinta-feira, agosto 09, 2007

O "Françoguês"

Hoje foi dia de manifestação, pela forma, levada a cabo pelo governo, de reestruturar os consulados que Portugal tem por esse mundo fora. Toda a gente é livre de se manifestar, é um direito que assiste a todo o cidadão Português e está consagrado na nossa Constituição. Se têm razão ou não, não sei, porque não tenho acompanhado o desenrolar das "operações", mas que os consulados gastam "balúrdios" ao Estado, acho que ninguém tem dúvidas!!!
O problema aqui é a forma como a manifestação decorreu... Foi pacífica? Foi, sem sombra de dúvida! Teve gritos de protesto? Teve! Teve cartazes e faixas? Teve, em que língua? Em Francês, repito, em FRANCÊS!!! Mas afinal estamos onde? Em Portugal ou na França?
É esta mistura que a mim me irrita; por um lado somos todos nacionalistas e não se podem fechar consulados porque é a nossa identidade que se perde por essas terras além fronteiras, por outro é o nosso "anti"-nacionalismo de escreverem cartazes em francês...
Vamos lá a ter cabeça!!!

2 comentários:

MrBigPip disse...

Este artigo mostra uma grande ignorância por parte do autor... que ele próprio confessa!
Até podia estar em Chinês mas estes emigrantes, que certamente não foram para o Rossio demostrar que já sabem escrever, são emigrantes que deixaram o país há muito tempo! São emigrantes que vão já na 2ª geração.
Lamento que essa manifestação tenha irritado certas pessoas, mas estão irritados com o grupo errado.
Quem está em terras de Camões, é que escolheu na sua maioria o Governo que lá colocou e que prejudica neste momento os próprios emigrantes portugueses.
Por isso, se houvesse consulados suficientes e que para além de tratar dos assuntos consulares, trata-se de apoiar a cultura portuguesa em terras estrangeiras, então certamente esses cartazes estaria na lingua de Fernando Pessoa.
Lembram-se do "Blá-blá-blá" de Cavaco Silva, na sua mensagem ás comunidades no dia 10 de Junho em Setubal?????
Pois o que o governo está a fazer, ridiculariza o que o Presidente disse!
Aurevoir e Good Bye para todos!

Felgueiras disse...

Caro Pedro Santos, sinto necessidade de recorrer ao "contraditório", perante certas coisas que escreveu. A minha "grande ignorância", advêm do desconhecimento que tenho do assunto em questão. Não conheço o funcionamento dos consulados e não sei se fazem ou não bom trabalho, certamente estará mais dentro do assunto que eu. Certamente me poderá ilucidar. Fala que os emigrantes já vão na 2ª geração, mas será que essa 2ª geração se interessa realmente por Portugal? Não vejo esforço por parte dos emigrantes para aprender correctamente a nossa língua e isso é perceptível quando estes se encontram por "terras de Camões", ou estarei também errado?
Não tenho nada contra a comunidade emigrante, são e serão sempre bem-vindos ao nosso/vosso país! Apenas me choca que só se seja nacionalista em certas situações, como por exemplo jogos da selecção, e que quando toca a nossa língua ela fique em 2º plano!!!