eXTReMe Tracker

terça-feira, setembro 23, 2008

Energias Renováveis - Mar

Hoje da parte da amanhã tive oportunidade de privar com diversas personalidades do mundo da engenharia, da inovação em Portugal e Estrangeiro, assim como vários representantes de diversos países (destaco a Austrália). Foi a apresentação de um projecto inovador em todo o mundo e que terá como primeiro parceiro comercial o governo Português. Mais uma vez, Portugal apresenta-se na linha da frente em termos de futuro. E não se trata de um futuro qualquer, trata-se do futuro do nosso planeta, da sustentabilidade do mesmo e do futuro que queremos dar às gerações vindouras. Trata-se de produzir energia de forma limpa, não recorrendo a combustíveis fósseis e tendo emissões zero de CO2. Depois de termos consolidado objectivos no aproveitamento da energia dos ventos, viramo-nos agora para o mar, mar esse que tantas alegrias deu a este povo e que nos fez dar novos mundos ao mundo. Séculos passados apôs a diáspora Portuguesa, nada melhor que dar a conhecer ao mundo novas formas de obter energia. Pois foi isso que se passou hoje de manhã no Porto de Leixões. Foi apresentado ao mundo o projecto Okeános, que permite obter energia eléctrica a partir da energia das ondas, através de uma máquina desenvolvida por agentes ingleses. Do que vi e daquilo que percebi, até porque tenho (posso dizer sem nenhum tipo de ostentação) alguns conhecimentos na área, o projecto está muito bem conseguido e a tecnologia consolidada apesar de sermos pioneiros. Obviamente terá optimizações, mas o Pelamis (máquina que gerará essa energia) está sem dúvida mt bem desenvolvida, com técnicas que já têm um largo desenvolvimento e apoio tecnólogico.
Pude neste aspecto alargar os meus conhecimentos em termos técnicos, mas também em termos linguisticos, porque maior parte da apresentação foi feita em inglês. No final tive oportunidade de falar e debater certas ideias com o "mastermind" do projecto (um inglês) e fiquei deverás impressionado com a sua capacidade. Senti-me um leigo ao lado dele...


Apenas posso saudar e aplaudir todos os que contribuiram para que este projecto tivesse início em Portugal, à Agência de Inovação na pessoa do amigo e Eng. Paulo Cunha, de todos os elementos da empresa Enersis e também ao Governo que mais uma vez mostrou estar empenhado em que este país seja um país de futuro.
Como disse o ministro da economia: "The future starts here, today".

Sem comentários: