eXTReMe Tracker

domingo, outubro 04, 2009

Debates...ou a falta deles!

Há 4 anos o Jornal de Esposende organizou um debate no Hotel Suave Mar com os principais candidatos à Câmara Municipal, debate esse a que faltou João Cepa invocando recusar-se a debater com Tito Evangelista, que lhe tinha feito graves acusações sem qualquer fundamento. Foi pena porque os debates são muitas vezes a sede própria para de forma directa e pública se desmontarem certas acusações, incluindo as falsas. Por outro lado, o Concelho merece o respeito de todos os candidatos, sem excepção, e tal respeito realiza-se também em eles virem a terreno defender as suas propostas, seja de forma isolada, seja sobretudo em debate com os adversários, comparando as propostas, desmontando as críticas, tudo contribuindo para que os eleitores tenham melhor percepção do que é que se está a propor para o Concelho e quem oferece o melhor programa autárquico.
Dito isto parece que este ano os nossos debates vão voltar a ficar marcados pela falta de comparência.
A Esposende TV realizou ontem um debate a que faltaram João Cepa e João Nunes, logo os 2 principais candidatos entre quem se vai discutir a eleição.
Pode ser que ainda venham a debater durante a semana, mas sendo ontem dia de fim-de-semana, perdeu-se uma boa oportunidade de se realizar um debate alargado, onde o público pudesse comparecer e colocar as suas questões.
A partir desse debate poderiam surgir novos dados interessantes para debater e retorquir na semana que falta de campanha, o que é aliás normal em campanhas eleitorais. Mas Esposende, pelos vistos, parece continuar à margem desse processo. E com grande pena digo, porque não é assim que se faz a democracia.

Sem comentários: