eXTReMe Tracker

sexta-feira, outubro 09, 2009

Fim de campanha

Termina hoje a campanha eleitoral para as Autárquicas 2009.
À distância de Esposende ficou mais complicado acompanhar in loco as incidências. Mas isso não impediu de tomar pulsação ao que se ia passando pelo Concelho, e registar o mais e o menos da campanha.
Ponto negativo foi sem dúvida a ausência de debates entre os principais candidatos. Um erro grave, e que já não se usa nos dias de hoje. Por muito que haja candidatos não se suportem pessoalmente (e é tão fácil encontrar casos desses em Lisboa, Porto ou Sintra), tal não impede que estes aceitem e participem em debates com os seus adversários, para esgrimir ideias e mostrar porque merecem ser eleitos. Infelizmente, os candidatos em Esposende não deram esse exemplo.
Ponto positivo foi a qualidade dos cartazes dos 3 principais candidatos. Cartazes elegíveis, com bom fundo, mensagem simples. Nada de extravagâncias como se viu em muitos sítios do País. Aí Esposende deu o exemplo! Ainda sobre os cartazes, cabe dizer que os do BE não lembram a ninguém. Mal se vê a cara da candidata.
Relativamente às eleições do Domingo próximo, os desafios que se colocam a cada um dos Partidos são os seguintes:

PSD - Para João Cepa a vitória passa por manter a maioria, manter as Juntas ganhas há 4 anos, e ganhar a Junta das Marinhas.
Já aqui o referi várias vezes: João Cepa tem obra feita para ganhar mais 4 anos. Quanto a ganhar 1 vereador acho muito complicado.
Fica a nota de curiosidade de se saber até que ponto a mudança de toda a equipa da vereação prejudicará ou não João Cepa. Nomeadamente, será que os descontentes do PSD irão transferir os seus votos para o CDS? Por outro lado, o descontentamento da JSD pela exclusão dos seus membros da lista poderá surtir algum efeito desmobilizador.

PS - Para João Nunes, um bom resultado passa por manter os 2 vereadores eleitos há 4 anos, reforçando a votação; manter as 2 Juntas de Freguesia em Esposende e Marinhas, e conquistar uma 3ª Junta (pelo menos) ao PSD.

CDS - Para o CDS um extraordinário resultado assenta na conquista de um 2º vereador e passar a 2ª força política em Esposende. Há o risco de alguns descontentes do PSD transferirem os seus votos para o CDS, como aconteceu nas últimas legislativas, o que poderá mudar a relação de forças entre os 3 principais partidos em Esposende.

CDU - Manter o deputado eleito para a Assembleia Municipal é desafio da CDU. O candidato à câmara é pouco visível, e não passa boa mensagem. Nesse aspecto, Manuel Ribeiro só houve um, aquele e mais nenhum.
Pessoalmente, gostava que Manuel Carvoeiro continuasse como deputado na AM, uma vez que acho importante para o debate político em Esposende haver várias sensibilidades representadas, e que ainda que só saibam falar mal e mal, às vezes costumam acertar, e isso é bom para o debate.

BE - a grande incógnita. Um partido que não tem expressão autárquica, mas que por força dos últimos resultados de legislativas e europeias promete algumas boas surpresas em autarquias do País.
Quanto a Esposende, o melhor resultado era eleger alguém para a Assembleia Municipal. Vai ser difícil, até porque a candidatura surgiu há pouco tempo.

Sem comentários: