eXTReMe Tracker

sábado, outubro 17, 2009

Eleições - quem ganhou, quem perdeu

As eleições autárquicas do Domingo passado no Distrito de Braga trouxeram indicadores muito interessantes: com a vitória em Barcelos, a par das de Braga e Guimarães, o PS detém as câmaras mais importantes do Distrito. O PSD tem assim em Esposende a sua câmara mais representativa no Distrito, sendo a sua principal referência nos próximos 4 anos. Pode ser que, finalmente, o PSD Esposende veja a seu posição devidamente reconhecida, e tenha uma palavra a dizer na composição das listas para as legislativas daqui a 4 anos. Porque os últimos 14 anos só levam a concluir que o PSD Esposende não sabe negociar.
Relativamente aos resultados autárquicos em Esposende, seguem-se umas breves notas:
PSD - João Cepa ganhou sem problemas, tendo aliás tido o seu melhor resultado desde que é candidato. Venceu com uma maioria inequívoca, com quase 60% dos votos, recuperou o 5º vereador perdido há 4 anos, e ganhou a Junta das Marinhas. Melhor era impossível! Apenas perdeu a Junta de Fão, mas aí pouco poderia fazer, já que o seu candidato (presidente em funções), segundo consta não goza de grande apreço pessoal naquela freguesia.
Afinal nem a mudança de toda a equipa da vereação, nem a falta de abertura à JSD Esposendee aos jovens nas listas, tiveram quaisquer implicações na campanha e depois na votação, com eventual passagem de votos para o CDS (que até acabou por baixar um pouco a votação) ou não recuperação do 5º vereador, que tinha aqui indiciado como o mais provável.
Há que reconhecer o mérito de João Cepa e da obra e boa campanha feitas, e reconhecer também que o PSD em Esposende é cada vez mais sinónimo de João Cepa. É um bom Presidente, com importantes obras estruturais concretizadas, que a todo o Concelho agradam, e consegue cativar. Depois, o PS não tem conseguido apresentar um candidato mais fresco e carismático, e o CDS como tem eleitorado comum com o PSD sai prejudicado quando é hora de optar entre um e outro.
Agora que as principais obras estruturais do Concelho estão bem encaminhadas, julgo que o grande desafio de João Cepa para os próximos 4 anos residirá no capital humano, no combate aos fenómenos de exclusão social que surjam (porque os tempos não estão fáceis), bem como em tornar Esposende um pólo de fixação para os jovens (dinamizar os cluster actuais - Turismo, Ambiente- e tentar captar novos clusters, como por exemplo as Energias Renováveis).
PS - o grande derrotado da noite. Perdeu milhares de votos, perdeu o 2º vereador, perdeu a Junta de Marinhas e quase perdia a Junta de Esposende. Ganhou a Junta de Fão é verdade, mas isso não impediu que a sua noite eleitoral fosse um desastre.
João Nunes foi um candidato esforçado, mas a sua falta de carisma foi um grande óbice. Confrontado com a juventude de João Cepa e frescura de Hersília Brás Marques, o candidato do PS surgia sempre como alguém com imagem pesada, não criando empatia com o eleitorado.
Já aqui referi em tempos: o PS só se safa em Esposende se arranjar um candidato novo, boa imagem, e que entre na corrida para daqui a 8 anos. Olha-se para o PS em Esposende e as figuras de referência são as mesmas de há 10 anos atrás. Dá ideia que o partido não consegue rejuvenescer.
Daqui por 4 anos, José Felgueiras já terá 16 anos de presidência da Junta, se Losa Esteves candidatar-se a Marinhas será mais do mesmo, e João Nunes candidato à câmara não se repetirá, depois da derrota pesada. Tem assim o PS um grande desafio pela frente, em encontrar esse novos rostos.
CDS - teve um resultado relativamente bom. Consolidou o vereador ganho há 4 anos é certo, mas não afasta o certo sentimento de desilusão, já que apostara bem forte nestas eleições, mas baixou a sua votação em 1 milhar de votos, viu o PSD ter um resultado fantástico, e também não conseguiu aproximar-se do PS, que se mantém confortavelmente como a 2ª força política.
Teve um bom resultado na Junta de Freguesia de Apúlia é verdade, mas de resto não há dados de relevo a registar já que não se candidatou em quase todas as outras Juntas. Assim, a expressão política do CDS em Esposende reconduz-se à câmara e a 3 deputados municipais. Não chega, para quem quer ter mais força no Concelho.
CDU - manteve o seu deputado municipal, que era o principal objectivo. No demais teve um resultado inexpressivo para a Câmara, o que não é novidade nenhuma. É bom para o Concelho esta representação partidária diversificada na Assembleia Municipal. Só por isso torcia para essa vitória da CDU, e fico contente.
BE - foi a estreia nestas andanças. Um resultado fraquito, ao nível da CDU. Se trabalhar bem a implantação no Concelho poderá ultrapassar a CDU daqui por 4 anos, que é o seu primeiro desafio. No entanto, julgo que nos próximos anos o BE não poderá ambicionar a mais no Concelho do que a 1 representação sua na Assembleia Municipal.

Sem comentários: