eXTReMe Tracker

segunda-feira, dezembro 14, 2009

Breves

- A agressão a Berlusconi foi lamentável. Ponto. Por muito que não se goste do PM italiano, e da sua forma de estar e fazer política, a verdade é que as ideias combatem-se pela força do voto, pela força da retórica, e não pela força física. Mas, ainda admitindo que alguns políticos estão mesmo a merecer levar no focinho, então que se adopte a estratégia mais simpática e menos agressiva daquele cidadão francês (?) que espetava com bolos de natas nas caras de políticos polémicos. Sempre era mais doce e visualmente mais eficaz (antes um político de cara cheia de natas, do que a sangrar, pois nesse caso ninguém se vai encher de comiseração).
- Bettencourt voltou a prometer reforços. Engraçado como ainda há 4 meses, no período mais importante do ano - o defeso - não tinha tostão pra comprar 4 míseros reforços, e agora tem. De facto, a preparação da época desportiva do Sporting é um case-study.
- A Grécia está à beira da falência técnica. Cá em Portugal, Governo e Oposição radicalizam os discursos de dramatização, no que toca a orçamento e desemprego. Este caso só vem reforçar ainda mais o erro crasso do Governo de Sócrates quando afrontou Cavaco com a questão dos Açores. A esta hora, o Presidente podia estar a valher-lhes, mas não está. Este caso só ilustra bem a falta de dimensão governativa do PS. Ter tomado partido junto do aparelho açoriano contra o Presidente foi o maior tiro no pé que poderiam ter dado. Agora, estão a pagar a factura.
- Não vejo como Alegre fizesse melhor que Cavaco neste contexto. No entanto, é bom que o poeta-deputado venha a terreiro na disputa Presidencial. Ao menos vai dar luta a Cavaco, que tem saído uma desilusão como Presidente. Esperava muito mais dele, confesso.
- Tiger Woods é o desportista mais bem pago do mundo, tem um mulherão (modelo sueca) mas no seu íntimo nunca se achou suficientemente atraente, e vai daí envolveu-se com uma série de mulheres. Agora, sucedem-se as amantes, umas verdadeiras, outras falsas, que vêm abrir mais as portas, já de si gravemente escancaradas, da vida privada de Tiger Woods. Assim se abala a reserva (moral e profissional) de um grande campeão, talvez de forma irreparável.
- Depois de Lance Armstrong, agora é a vez de Michael Schumacher poder regressar à competição desportiva. Uma das manifestações de um grande campeão é saber sair de cena. Por muito que isso lhe custe. Porque o regresso nunca é a mesma coisa. Ainda que se ganhem algumas provas.
- Em devido tempo manifestei junto de quem de direito, a grave lacuna de Esposende não ter um guia turístico que se preze, com informaçã completa e actual dos seus lugares de encanto, restauração, e cultura. Sendo o Turismo o baluarte da nossa economia local, não se compreende como é que ainda não temos um guia que honre a cidade e desafie os visitantes que por cá passam.
Adenda
A atribuição do Prémio Pessoa a D. Manuel Clemente só surpreende quem não acompanha a carreira irrepreensível que o actual Bispo do Porto tem feito nos últimos anos, na Igreja Portuguesa e na sua sociedade.
Há algo de especial em D. Manuel Clemente. Seja pela simpatia e concórdia que emana da sua figura, seja pelas palavras certas que diz, no seu timbre sempre cativante. D. Manuel Clemente é uma figura carismática e tomara que chegue a Cardeal, porque a Igreja Romana precisa de pontas-de-lança da sua massa!

Sem comentários: