eXTReMe Tracker

quinta-feira, dezembro 17, 2009

O meu 2º sismo

8 anos de Lisboa, já não sei quantos sismos se deram pela capital do império, e ontem à noite mais 1. O mais forte dos últimos 40 anos, e o 2º que me dei conta desde que aqui vivo. 6º escala de Richter. Foi sinistro.

Tinha acabado de chegar a casa dum jantar de Natal entre colegas da Faculdade, estava a aprontar-me pro vale, quando oiço um forte ranger das portas e barulho do chão, que ainda pensei ser o meu colega de casa. No entanto, o barulho era suficientemente forte e prolongado para ser feito por 1 pessoa. Ainda assim, a 2ª hipótese que me saltou a mente foi que alguém estava a assaltar a casa. Mas depois comecei a prestar mais atenção aos objectos do quarto e a ideia do assalto caiu logo em terra. Um cabide que tinha em cima da cómoda tremia, tremia, fazia barulho, até que caiu ao chão. Para completar a cena, olho estupefacto para o meu candeeiro a tremer por todos os lados. Pensei, isto é um tremor de terra, só pode. Depois parou tudo. Fiquei meio atordoado entre o verosímil da cena ou alguma ficção criada pela minha cabeça, ao fim de tantas horas de pé, e já suficientemente exausto.
Meti-me na cama, mas não consegui deixar de pensar no assunto. Como faltava pouco para as 2h resisti a entrar pro meu 7º sono de vez, e quando ligo o rádio fica o mistério desfeito: Lisboa acabara de sofrer um sismo, de 5,4º escala de Richter. Fiquei contente por confirmar que não era um delírio!
Hoje no escritório de manhã não se falava noutra coisa. Colegas assustadas, que foram para ombreiras das portas por exemplo. Confesso que não tive essa presença de espírito. Estava tão cansado que o apelo ao vale falou mais alto. Um bom apontamento para futuros sismos, sem dúvida.
Este sismo durou o suficiente para várias teorias me assaltarem a mente até à visualização mental final de que estava a dar-se um tremor naquele preciso momento. É uma experiência única que normalmente vemos na televisão e felizmente sem consequências de maior.
Tomara que todos os sismos de Lisboa sejam sempre assim, desta ordem de gravidade...

Sem comentários: