eXTReMe Tracker

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Carnaval à portuguesa

O São Pedro este ano quis ser pouco friendly com os foliões portugueses, e vai daí, encheu os nossos dias de Carnaval com muita chuva e frio, impedindo que alguns dos corsos carnavalescos previstos pudessem realizar-se na sua plenitude. E para os que se aventuraram a ir para a rua em trajes menores, sobretudo aquelas que quiseram revisitar o espírio e ambiente que por estes dias se vivem no Brasil, não puderam dar imagem mais pífia de um evento que não sendo português, os portugueses teimam em querer fazer parecer que sim.
Em abono da verdade, note-se que há Carnavais, como os de Torres Vedras ou Ovar, genuinamente portugueses, e festejados à portuguesa, sem brasileirismos, tendo um tom de autenticidade e humildade, que os tornam simpáticos e divertidos.
Já outros, como Loulé ou Sines, em que pretendem fazer dos seus desfiles uma espécie de parada no sambódromo, verdade seja dita que quando calha um tempo como o dos últimos dias, a ridicularidade da imitação vem ao de cima. Mulheres em trajes menores, a raparem um frio dos diabos...só mesmo em Portugal!
Tá bom de ver, que o Carnaval este ano passou-me ao lado. Outros interesses se alevantaram. E nos momentos mortos, em frente à Tv, nada como a Tv Cabo, ou um bom filme, para nos tomarem as atenções.
Quando escrevo estas palavras dou por mim a pensar: a Tv Cabo e os seus múltiplos canais foram 1 benção, que nos livraram dos programas carnavalescos e do Natal dos Hospitais, que em tempos idos, à falta de alternativa, ocupavam toda a programação da televisão, obrigando-nos a valentes secas.

Sem comentários: