eXTReMe Tracker

terça-feira, novembro 13, 2007

Exmo. Sr. Primeiro Ministro

Conforme o pedido à Comissão de Avaliação PES nomeada por V.Ex., enviam-se os resultados do estudo efectuado e consequente parecer relativamente à “Implementação e propagação nacional da actividade lúdica multimédia Pro Evolution Soccer 2008”, no âmbito do Plano Tecnológico.
O presente estudo, por nós conduzido, do tipo transversal observacional, permitiu a obtenção dos resultados de seguida enumerados.
  1. O Pro Evolution Soccer 2008 (PES2008) incorre no risco de se tornar numa epidemia, com efeitos culturais e sócio-económicos devastadores para a população portuguesa, resultantes do elevado nível de adicção provocados.
  2. Por avaliação de uma amostra representativa, concluiu-se que a maioria populacional experimentou um clima de tensão e ansiedade extremos até ao lançamento oficial do PES2008, sendo que uma elevada percentagem, não resistindo a estes ímpetos, recorreu à ilegalidade para a obtenção antecipada do mesmo. Ora isto não pode ser positivo em termos de Saúde Publica ou Economia e Mercado Nacional.
  3. Após acesso ao PES, a implementação e difusão foi rápida e intensa, tendo alterado os hábitos culturais e ética de trabalho da população-alvo. Registaram-se algumas disputas com conduta antidesportiva. (Anexo 1)
  4. Verifica-se a existência de uma minoria populacional para os quais os efeitos adversos são mais acentuados, pois, recusando-se a adoptar o meio lúdico em questão, é alvo de constantes situações de ostracização e discriminação social. (Anexo 2)
  5. Resultante do descrito em 4., constata-se uma difusão de actividades hostis e um desenvolvimento de um clima de divergência social, culminando em guerrilhas inter-pessoais em ambientes anteriormente destinados à Unificação Universal mediante a partilha de teorias pacificadoras e copos cheios a esvaziar.

Sumariamente, constata-se que o único ponto positivo desta medida reside na incitação à abstracção e alienação da sociedade em relação à realidade política e económica actual, a níveis superiores aos produzidos pelas telenovelas da TVI, pelo que se congratula V.Ex. pelo alcance do seu objectivo prioritário.
Contudo, face ao referido em 1., 2., 3., 4. e 5., apoiado pelos Anexos, o nosso parecer é desfavorável, pelo que se aconselha a adopção de medidas correctivas e preventivas.
Assim, numa tentativa de amenização e diminuição de riscos e efeitos nefastos, propõe-se que:

  • Seja estipulada uma carga horária máxima semanal de utilização directa e referência indirecta do PES 2008, a ser controlada por banda magnética inserida no CU (Cartão Único, plano Simplex07), vigilância de meios de comunicação via Internet e escutas, nomeadamente telefónicas.
  • Á semelhança da organização dos campeonatos Europeu e Mundial de Futebol, o lançamento para o mercado de novas edições do PES seja feito com um interregno de quatro anos, de preferência em anos não coincidentes com os eventos supracitados.

Aproveita-se, ainda, para referir a necessidade de regularização do pagamento dos emolumentos para se proceder à oficialização do parecer.


Sem outro assunto,
Subscrevo-me com os melhores cumprimentos,
Pilgrim

Forganez, 13 de Novembro de 2007.




Anexo 1: Aqui não se vê, mas estes indivíduos quase andaram à pancada!




Anexo 2: A abstracção e discriminação são evidentes.









Sem comentários: