eXTReMe Tracker

terça-feira, novembro 13, 2007

Um País de Oráculos

Portugal é um país fascinante, fomos pioneiros nas descobertas, dividimos o mundo em duas partes e demos a pior ao Espanhóis (que souberam aproveita-la melhor que nós), batemos o pé ao papá aquando desse prodígio, perdemos o nosso quinto império e depois voltamo-nos novamente para dentro deste rectângulo Europeu, buscando mudar o nosso “fado”. Tornamo-nos depressivos, vestimos de preto, fizemos uma guerra sem sentido e eis que agora surgem na nossa “praça” certos Sebastianistas com teorias revolucionárias e com grandes palpites…

De país de conquistadores, descobridores e mareantes, passamos a ser um país de oráculos, onde toda a gente opina sobre tudo e toda a gente tem direito de antena. É claro que o maior oráculo de todos, o professor Marcelo tem a sua rubrica em horário nobre e em 30 minutos consegue resolver todos os problemas do pais sem recorrer a bola de cristal, incrível… Mas de tolo e louco todos temos um pouco, portanto deixemos o homem, ele já foi político, é professor… Ainda consegue ter uma réstia de credibilidade.

Mas gostava de falar de um oráculo, mais pequeno, que à falta de bola de cristal e de cartas de tarot vai lançando também umas achegas. Falo de Miguel Sousa Tavares, um advogado que nunca vi exercer advocacia, um escritor (dizem que bom, não li ainda o livro) que não se livra da fama de plágio, um portista sempre contra o sistema e também um opinante. Mas que senhor opinante. Não entendo, toda a gente fala sobre TGV, sobre OTA, sobre obras públicas, mas nenhum deles é engenheiro Civil, ou de outra engenharia. Onde andam esses? Se calhar esses andam a estudar para ver a melhor solução, enquanto gajos que se calhar não percebem patavina mandam uns bitaites sobre: deve ser na OTA, deve ser em Alcochete. Já chega!!! Agora o LNEC também já é posto em causa por ser do Estado??? Caramba, se é do Estado é porque não é credível, se o Estado entrega as coisas nas mãos de externos é porque se gasta imenso dinheiro e é só para alimentar interesses particulares. Ai Mário Lino, se estivesses caladinho quando devias… Presidente Cavaco tu é que fazes bem, espera para ver…

É difícil ser português!!!

“Ai Portugal Portugal
De que é que estás à espera
tens o pé numa galera outro no fundo do mar
Ai Portugal Portugal
Enquanto ficares à espera
ninguém te vem ajudar"

1 comentário:

Anónimo disse...

Fazes mal em nunca ter lido um livro dele, ok, é verdade que não há muita variedade, mas o Equador é livraço, e tou muito expectante quanto a este novo. Quanto ao plágio, não se provou que o fosse. Aliás, sob a capa do anonimato é muito fácil fazerem-se acusações dessas. Quando se tem a certeza, não há porque temer. Já dizia o outro, com a verdade não temo nem ofendo, ahah...
Concordo quando referes que há um bocado a mania de cada português ter um engenheiro dentro de si, mas esta questão da OTA está muito para além das questões meramente de engenharia. É uma decisão política, e os interesses são fortíssimos, por isso é natural que se procure condicionar a actuação do LNEC. Tanto de um lado, como de outro. Mas realmente, é acertada a posição do Mr. President. Aguardar para ver.