eXTReMe Tracker

segunda-feira, novembro 12, 2007

Quando os Beatles se tornaram Beach Boys

Acontece-me quando oiço repetidamente uma banda de que gosto muito, improvisar uma setlist para um hipotético concerto, fosse o caso de este vir a suceder, ou que poderia ocorrer caso essa banda ainda existisse.
Foi mais ou menos isso que me aconteceu enquanto estava a escutar o Love dos Beatles. O repertório deles é tão rico e variado que tanto poderia dar fazer um concerto só de rockalhada, como um outro apenas à base All you need. Mas como gosto mais da versão rockeira, pensei num início de alinhamento que fosse a abrir. E a primeira música que me ocorreu, potencialmente a mais consensual entre os meus vários estados de espírio foi a Back in the USSR. Tem um início eléctrico, que certamente deixaria eufóricos os fãs, sedentos de verem os Beatles após várias horas de espera para ver o concerto.
Ouvi várias vezes a Back in the USSR, o que só confirmou a minha escolha, quando de repente outra teoria me assola a mente. É que a música é muito, muito Beach Boys (designadamente, a partir do min 1.05), para não dizer claramente inspirada. Pensei que talvez fosse um devaneio meio, mas a desconfiança foi ficando até que à partida para este post, em que queria partilhar esta minha suspeita, decidi fazer uma search pela net. E qual não é o meu espanto quando encontro referências aos Beach Boys sobre esta música...
Segundo o wikipedia, Back in the USSR é um bocado paródia à California Girls dos Beach Boys. Ora atentem portanto a partir do min 1.05.



Segue-se a California Girls



Ora bem, escutadas uma e outra confesso que à partida não vislumbrei grande semelhança. No entanto esta existe se considerarmos que California Girls é uma homenagem à Califórnia e às suas babes, sendo Back in the USSR uma homenagem à Rússia. Isto de acordo com os exegetas da literatura dos Beatles. Sendo esta época marcada pela Guerra Fria, obviamente, tratou-se de uma paródia.

Mas a minha teoria não fica inválida, parece-me. O estilo musical Beach Boys está lá. Corrido, e vibrante. Mais do tipo Barbara Ann.



Disso não tenho dúvidas. Os uh-uhs são claramente decalcados dos Beach Boys. Tenho pena de enquanto pertenci a uma banda não ter levado esta música para as nossas jam sessions, mas abençoados karaokes, ahah...

Sem comentários: