eXTReMe Tracker

segunda-feira, maio 16, 2011

Liga 2010/2011 - balanço

Mais


FC Porto - Conquistou a prova com uma invencibilidade que há muito não se via no campeonato português (desde os remotos anos 70, de Jimmy Hagan à frente do Benfica), mostrando ter sido largamente superior aos seus adversários, nunca vacilando nos momentos decisivos da época.


André Vilas Boas - porque a par da sensacional Liga, fez uma carreira fantástica na Liga Europa e na Taça de Portugal. Vinha rotulado de Mourinho 2, mas já conseguiu desligar-se desse rótulo, e com mérito próprio, conquistou a sua autoridade no plano dos grandes treinadores a nível internacional.


Hulk - o jogador desta Liga. Marcou que se fartou, e provou ser um jogador à parte. Voltou à Selecção do Brasil, e só tem que ter sorte em fazer uns golos pela canarinha, para também aí passar a ser um titular indiscutível.


Paços de Ferreira - o outsider que alegrou esta Liga com bons jogos, bons resultados e...ordenados em dia!


João Tomás - mostrou que velhos são os trapos. O trintão que foi o melhor marcador português desta Liga e o 2º no geral. Merecia um reconhecimento por Paulo Bento.


Liedson - ninguém se esquecerá da sua despedida emotiva. Já não marcava os golos ao ritmo com que nos habituara nas suas melhores épocas, mas nem por isso deixava de resolver. Ele era o Sporting, e a Liga ficou mais pobre com a sua saída.


Menos


Benfica - o campeão em título que começou a época a perder, para ver o Porto a distanciar-se e a nunca mais conseguir recuperar essa desvantagem. No início do ano ainda deu ideias de poder revirar o campeonato mas foi sol de pouca dura. Com a derrota em Braga iniciava-se um ciclo infernal para os lados da Luz.


Jorge Jesus - diz que as 2ªs épocas das suas equipas costumam ser piores que as 1ªs. Mas esta foi muito má. Falhou em tudo aquilo que se propôs, desde títulos a resultados. Por cada conferência de imprensa em que se punha a vaticinar resultados ou que o Benfica ia fazer isto ou aquilo, saía-lhe pior a emenda! Sabe que fica na Luz por causa da excelente 1ª época que fez. Mas tem que começar a próxima temporada a ganhar de forma avassaladora sob pena de os benfiquistas que já pediam a sua cabeça não darem outra hipótese a Luís Filipe Vieira.


Sporting - quando se pensava que pior que a temporada anterior era impossível, mostrou que ainda se consegue ir mais baixo. Uma temporada desoladora, que fez perder mais adeptos, dinheiro, e deixar realmente em dúvida a ideia de que o Sporting nos próximos anos pode conquistar um título nacional.


Paulo Sérgio - apesar de elogiado pelos bons trabalhos em Paços de Ferreira e Guimarães, mostrou não ter tarimba para um grande.


José Eduardo Bettencourt - um dos piores presidentes de sempre da história do Sporting. Não se vislumbra nada de positivo no seu mandato.


António Salvador - o Braga não estava a fazer uma temporada como a do ano passado e lembrou-se que o melhor seria não renovar contrato com Domingos. O resto da temporada fê-lo engolir em seco essa precipitação, e agora vai ficar sem o treinador que protagonizou as melhores épocas de sempre do Braga.


Maniche - aqui e ali deu alguns bons apontamentos, mas genericamente não serviu para o Sporting, e foi uma má aposta.


Roberto - Claramente o maior flop desta época. 8 milhões para um redes que protagonizou alguns dos frangos mais memoráveis dos últimos anos.

O 11 desta Liga:

Helton
Fábio Coentrão
Rolando
Álvaro Pereira
Guarin
Bellushi
João Moutinho
Sálvio
Falcão
Hulk
João Tomás

Sem comentários: