eXTReMe Tracker

domingo, agosto 30, 2009

Prof. Dr. Manuel Barros

Na passada sexta-feira, a estação de Socorros a Naufrágos de Esposende (agora remodelada, e bastante bem) acolheu a última aula do Prof. Dr. Manuel Barros.
A sala encheu para ouvir um dos mais prestigiados Esposendenses do meio Académico e um dos principais estudiosos das redes de fibra óptica do nosso país.
A sua vida profissional pautou-se sempre por uma humildade enorme, apesar de o mesmo ter um curriculum invejável; atingindo o grau de Prof. catedrático da Faculdade de Ciências do Porto, fazendo parte do conselho cientifíco da mesma, tendo estudado no University College em Londres e tendo sido Presidente do Instituto Geofísico de Portugal.
Esposende deve-se orgulhar de gente da terra, que elevou bem alto o seu nome.
Quem conhece o Prof. Manuel Barros sabe que este é uma pessoa que sempre viveu junto dos seus e da sua terra, que é uma pessoa com uma generosidade inigualavél e de um desprendimento total. Quem nunca o viu a passear pelas ruas da nossa cidade de bicicleta com o seu cesto de palha na traseira da bicicleta?
Foi uma aula sem dúvida bastante interessante, em que a componente de despedida pouco foi notada pelo optimismo que o Prof. transmite e pela pedagogia que certamente sempre aplicou.
O "elogio da preguiça", que este dizia ser o primeiro passo para o avanço da humanidade, até a pergunta sobre "para que serve a física?", toda a aula foi sublime. Pena tenho de não ter sido seu aluno, porque certamente teria sido uma experiência enriquecedora.
Mas afinal "para que serve a física?"... A ele serviu para ganhar a vida, como foi dito pelo próprio.

Bem haja Prof. Manuel Barros e que nos possa ainda ensinar por muitos e longos anos.

Ver mais

1 comentário:

Anónimo disse...

Começo por saudar o seu regresso ao Bloggue, pois independentemente da também qualidade do seu parceiro de escrita, não há que monopolizar.
Infelizmente não assisti à repetição da última lição do Prof. Doutor Manuel Barros, mas pessoas amigas falaram-me da excelência da conferência. E a razão desta minha nota, prende-se com o facto de o meu prezado amigo dever escrever o Doutor por extenso, e não Dr. Já agora, e de somenos importância, se quiser retirar o acento agudo na última vogal de inigualavel, ela não se importará.
Parabéns ao Felgueiras, e também ao FM, pela qualidade dos textos e eu continuarei na minha crítica construtiva, sempre que me for dado azo a tal!
Aos dois, um abraço do
g.p.