eXTReMe Tracker

quinta-feira, janeiro 25, 2007

"Men", acaba lá com os exames!!!

Hoje o post será escrito de outra cidade, que não Esposende, Porto ou Lisboa... Estamos à conquista de Portugal, e que melhor sitio para começar a postar fora dessas cidades do que a cidade berço, onde Portugal se começou a "construir".
É então com agrado que este post será escrito na cidade de Guimarães.
E o tema será educação (uiii que isto não vai correr nada bem). É sempre um tema polémico, porque nunca se conseguirá agradar a Gregos e a Troianos. O governo faz pretensão de acabar com o exames a nível do 9º ano de escolaridade, o que não me espanta nada e estou plenamente de acordo com a medida. Ora vejamos, Portugal continua a ser um dos Países da União Europeia com a maior taxa de insucesso escolar, somos dos países onde mais se investe a nível da educação, somos um país com a maior taxa de exames por ano, somos o país que mais reformas sofre a esse nível (e até agora nenhuma deu grande resultado), e olhamos para a educação e vemos um total desinteresse tanto por parte de alunos como de professores (atenção, não quero com isto generalizar) .
Eu acho que os alunos já chegam ao 9º ano com um nível de preparação deficiente, sem saberem dominar correctamente a matemática e o português... Portanto, vejo com bons olhos a "abolição" destes exames, mas confesso que deveríamos ter exames em todos os anos de escolaridade a estas duas disciplinas que citei.
Acho que os exames não matam ninguém, ao contrário do que possam dizer.
Como sempre, nada que se faz está bem e já estou a prever uma greve geral na educação, contra as novas politicas governamentais de abolir estes exames. E já estou a ver a conversa típica do aluno:
"-Então sabes porque estás em greve?"
"-Acho que é para acabar com os exames, o que eu acho mal (sim porque para eles tá sempre tudo mal), o que importa é mesmo ter educação sexual nas escolas!!!"

2 comentários:

Anónimo disse...

Definitivamente, as reformas na educação têm sido infelizes... além do assunto k abordaste, acho k tb é conveniente indignarmo-nos com a TLEBS. Ao que parece, esta nova terminologia linguística tem erros científicos graves. Será que a petição entregue hj vai surtir algum efeito?

Francisco Melo disse...

B, conforme podes ver em http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20070117+Governo+suspende+manuais+escolares.htm , o governo cancelou por um ano os novos manuais que adoptariam a nova terminologia linguística. Ao menos imperou o bom senso.
Confesso que acho mal esta deriva facilitista do governo. É acabar com exames no 9º ano, é reduzir exames do 12º às específicas...É cada vez mais afunilarem os alunos a estudar o essencial (para cada um deles), ignorando dessa forma outras disciplinas igualmente estruturantes, e que não fazem mal a ninguém. Por exemplo, a Filosofia vai deixar de ser específica pra quem quer concorrer a...Filosofia! Um absurdo! E no entanto, por exemplo,nos EUA, as grandes empresas já andam a recrutar para as Administrações pessoal com formação em Filosofia, porque entendem que faz falta às empresas uma maior percepção do terreno, das sensibilidades sociais, etc.