eXTReMe Tracker

quarta-feira, janeiro 17, 2007

Os grandes defensores (ou talvez não...)

Foi publicada a lista dos defensores dos grandes portugueses nomeados. Confesso que o rol de personalidades escolhidas fica a desejar, apesar de ter lá gente de indiscutível categoria e reconhecida telegenia e boa oratória.
Afonso Henriques - Leonor Pinhão
Falava-se de Freitas do Amaral, e confesso que seria a escolha certa. Investigador profícuo sobre o nosso primeiro Rei, e provas dadas na exposição pública, seria um defensor de peso.
Agora, Leonor Pinhão...Só a conheço das intervenções nos "Donos da Bola", e nunca me entusiasmou por aí além.
Álvaro Cunhal - Odete Santos
Uma ortodoxa a defender um ortodoxo. Odete Santos é já uma figura mítica, mas o pendor apaixonado e parcial com que opinará poderá jogar contra a figura de Cunhal. Creio que seria melhor uma figura independente que fizesse uma defesa de forma desapaixonada e relevasse virtudes, nunca escondendo defeitos. Com Odete Santos, Cunhal surgirá como o Príncipe Perfeito, que nasceu sem o pecado original.
Salazar - Jaime Nogueira Pinto
Será a defesa mais esperada do programa e sobre a qual se levantará, inevitavelmente, grande polémica. Nogueira Pinto tem as ideias no sítio, e parece-me capaz de fazer a reflexão desapaixonada que se exige. Se não o fizer, vale o mesmo que apontei para Odete Santos. Mas confesso que acharia piada a um Prof. Hermano Saraiva.
Aristides Sousa Mendes - José Miguel Júdice
Uma escolha que se aplaude, duplamente. Pelo grande português, e pelo seu orador. Júdice é orador brilhante e a história e figura de Aristides de Sousa Mendes são fantásticas, pelo que se espera um programa em que o "ego" luso andará bem lá no alto.
Fernando Pessoa - Clara Ferreira Alves
Parece-me uma boa escolha. Clara Ferreira Alves não é nenhuma novata nestas andanças, percebe do tema e do visado "pra caramba", pelo que será um serão intelectualmente frutífero,
Infante D. Henrique - Gonçalo Cadilhe
Cadilhe é surfista, mas escreve bons livros sobre essa temática. É homem do mar como o Infante, mas creio que a qualidade em que intervirá, a de surfista, pesará, ainda que relativamente, contra. Não se sabe quais são os seus dotes oratórios, conhecimentos de História, pelo que fica um enorme ponto de interrogação..
D. João II - Paulo Portas
Outra excelente escolha. Portas é um talentoso orador, sabe cativar a audiência, e o facto de D. João II estar ligado à época d`ouro da nossa História, faz com que seja um fortíssimo candidato à vitória final.
Luís de Camões - Hélder Macedo
Não conheço o defensor pelo que apenas posso dizer que fica o benefício da dúvida. Mas Vasco Graça Moura não era mal pensado.
Marquês de Pombal - Rosado Fernandes
Rosado Fernandes pode ser desconhecido para muitos, mas para aqueles que o conhecem é uma figura. Homem que não se fica por meias-medidas, é um orador apaixonado, emotivo, às vezes até bruto, parece-me que vai ser uma escolha que vai surpreender, pelo menos, pôr as pessoas a falarem do Marquês.
Vasco da Gama - Ana Gomes
Ana Gomes é polémica, mas pelas piores razões, mas sobre os méritos de Vasco da Gama, estaremos todos de acordo. Será mais uma das defesas sem nada a apontar, mas preferia uma figura com outra elevação, que Ana Gomes é um bocado regateira.

Sem comentários: